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segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Com apoio tecnológico e projeto de TV e vídeo, estudantes passam a valorizar aulas de filosofia

14 de Dezembro de 2015


Iniciativa está entre as 30 premiadas na nona edição do Prêmio Professores do Brasil


Fonte: Portal MEC
Como ensinar filosofia a estudantes de ensino médio de forma eficiente? Como tornar essa disciplina atrativa e motivadora, sem banalizá-la? Como acabar com o preconceito em torno da disciplina? Preocupado com essas e outras questões, o professor Uanderson de Jesus Menezes tem procurado usar a metodologia de projetos em suas aulas na Escola Estadual João XXIII, no município mineiro de Ipatinga. “Com isso, os alunos passaram a valorizar mais a disciplina, a participar mais das aulas e, consequentemente, a melhorar o desempenho escolar”, assegura.
De acordo com Uanderson, questionamentos como “Filosofia serve para quê?”, “Falam que isso é coisa de doido” e “Isso é matéria?” são frequentes na sala da aula. “Elas exigem, do educador, paciência e esforço na tarefa de mostrar que a filosofia não é uma disciplina a mais a ser ensinada e pode ser um grande diferencial na formação do aluno”, ressalta.
Com licenciatura em filosofia e pós-graduação em gestão estratégica de recursos humanos, Uanderson dá aulas de filosofia a turmas de segundo e terceiro anos do ensino médio há seis anos. Nesse período, desenvolveu inúmeros projetos e criou um blogue, que já tem mais de 130 mil acessos. “Para lidar com essa geração tecnológica, a aula tem de ir aonde os alunos estão”, defende.
Ao perceber a grande ligação dos estudantes com as novas tecnologias e recursos audiovisuais, o professor teve a ideia de criar o projeto TV Filosofia, que aproveita essas ferramentas para atividades de estudo e pesquisa. O projeto teve início em 2012, mas passou a ser aplicado plenamente em 2014. A principal atividade foi a criação de uma série de vídeos, no formato de um miniprograma de televisão, com os temas ou conceitos abordados nas aulas de filosofia.
Após estudar os diferentes tipos de programas televisivos (curtas-metragens, documentários, novelas, séries, talk shows etc.), os estudantes, divididos em grupos, encarregaram-se de criar os textos e os diálogos, providenciar os figurinos, filmar e editar os vídeos. Uanderson explica que o projeto acabou por envolver a cidade toda. “Muitos pais participaram das filmagens, políticos e diversas pessoas da região foram entrevistadas”, diz. A filosofia saiu da sala de aula e se espalhou por todos os lados.”
O professor recorda que, para introduzir o projeto TV Filosofia foi necessário mostrar empolgação, desafiar os alunos e lembrá-los de que são capazes, criativos, conhecedores de tecnologia e que têm muito a oferecer. “Foi necessário mostrar que ao fazer essa atividade eles se divertiriam e, ao mesmo tempo, aprenderiam muito”, destaca. Com isso, o pessimismo e o desânimo inicial deram lugar à animação. Logo, foram surgindo ideias e temas interessantes.
“O resultado foram vídeos incríveis, de ótima qualidade e conteúdo produzidos pelos alunos”, salienta Uanderson. O projeto deu origem a um canal próprio no YouTube, o TV Filosofia – João XXIII.
Premiação — O projeto foi incluído entre os 30 ganhadores da nona edição do Prêmio Professores do Brasil, como o vencedor da Região Sudeste, na categoria ensino médio. “O prêmio representa uma injeção de ânimo”, diz Uanderson. “Quero melhorar enquanto professor, desenvolver novos projetos, aprender mais, buscar novas formas de ensinar melhor.”
Na visão da diretora da escola, Maristela Sousa Andrade Dias Martins, a premiação é uma realização de tudo o que a comunidade escolar sempre esperou, desejou e sabia que um dia aconteceria com o projeto TV Filosofia. “É uma proposta de trabalho espetacular, baseada na interlocução entre os conceitos filosóficos, a realidade vivenciada pelos alunos e a tecnologia”, analisa.
Para a diretora, o resultado do prêmio mostra a todos os educadores que é possível, sim, a valorização pública pelo trabalho realizado de forma séria e permanente. “Serve ainda como estímulo para novos projetos, em busca de novas formas para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem”, complementa Maristela, 35 anos de magistério, 15 deles na função de diretora.
Edição — A nona edição do Prêmio Professores do Brasil selecionou, este ano, 30 experiências pedagógicas desenvolvidas por professores das cinco regiões brasileiras. Os trabalhos foram destacados entre 11.812 inscritos, nas categorias creche; pré-escola; ciclo de alfabetização: primeiro, segundo e terceiro anos – anos iniciais do ensino fundamental; quarto e quinto anos – anos iniciais do ensino fundamental; sexto ao nono ano – anos finais do ensino fundamental; ensino médio. Cada um dos 30 professores recebeu prêmio de R$ 7 mil. Cada categoria teve um professor destacado para receber prêmio extra, no valor de R$ 5 mil.
A partir de 2015, o Prêmio Professores do Brasil passou a integrar a iniciativa Educadores do Brasil, ao lado do Prêmio Gestão Escolar, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Assim, a entrega dos prêmios a professores e diretores de escolas foi realizada pela primeira vez, este ano, em conjunto.
O Prêmio Gestão Escolar selecionou 22 escolas como destaques estaduais, com premiação de R$ 6 mil para cada uma. As cinco escolas indicadas como destaque regional receberam R$ 10 mil. O Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, de Itabi, Sergipe, foi escolhido como escola referência Brasil, com premiação de R$ 30 mil.
Os resultados dos prêmios estão na página da iniciativa Educadores do Brasil na internet.

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