PESQUISA

sábado, 25 de outubro de 2014

Professores se preparam para a Educação na era digital

25 de outubro de 2014
Professor foi o profissional mais impactado com a inserção da tecnologia digital no sistema de ensino escolar

Fonte: O Globo (RJ)

O Professor foi o profissional mais impactado com a inserção da tecnologia digital no sistema de Ensino Escolar. Muitos mestres lecionam há mais de 20 anos, quando a existência de um celular com tela Touchscreen E acesso à internet ainda era um grande sonho. A Professora Djnane Costa, que dá aula para o 2º ano do Ensino fundamental do Colégio Hélio Alonso, é exemplo.
- Essas novidades são um grande um desafio para nós. Não podemos ficar parados. O mundo mudou, as pessoas mudaram e a vida Escolar também está mudando. Então temos que nos atualizar, como aconteceu ao longo dos tempos. Mas ainda estamos aprendendo muito, principalmente com as crianças - afirma a Educadora.
Já Denise Fernandes, Professora da unidade Cachambi do MV1, ressalta que é importante buscar o equilíbrio e não centralizar o Ensino somente nas novas tecnologias.
- A mudança foi positiva porque os Alunos ficam muito envolvidos com os exercícios. O interesse por parte deles é maior, e a atenção não se perde com facilidade. Mas procuro dosar o tempo de uso dos tablets. Não é todo dia que usamos o equipamento. Precisamos trabalhar com os nossos outros recursos também - comenta Denise.
Para a Nazi Angela, também Professora do MV1, tablets e outras ferramentas tecnológicas vão complementar, mas não substituir o material tradicional.
- Não acredito que a lousa vá desaparecer das salas. E nem quero isso. Acho que os tablets servem mesmo como material de apoio. Além do mais, continuamos com o livro de papel - pontua a Professora.
De acordo com Lúcia Assis, os pais dos Alunos do Hélio Alonso aprovam o uso de equipamentos digitais na aplicação dos conteúdos do colégio. Maurício Monteiro, pai de Bruno, Aluno do 2º ano do Ensino fundamental, gosta de ver essas mudanças acontecendo.
- Meu filho sabe usar a tecnologia bem melhor que eu. E na idade dele eu ainda nem sonhava que isso poderia acontecer. O Bruno fica muito animado quando usa um tablet na Escola, ele sempre comenta em casa - diz Maurício.
No CEL, 90% dos livros didáticos adotados pela Escola estão digitalizados. Na compra do material impresso, os Alunos recebem uma chave de acesso, e podem estudar diretamente em tablets e telefones celular.
- O conteúdo é o mesmo, mas com a opção de filmes, vídeos e gráficos - conta Maurício Novaes, coordenador do Ensino médio. 
Matéria publicada apenas em veículo impresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário